Seguidores

quinta-feira, 14 de março de 2013

Ariano Suassuna



1927



Tia Maria é tão antiga que já se encaminhava para os 12 anos, quando nasceu em 16 de junho de 1927, na cidade João Pessoa, que ainda não tinha esse nome, pois havia sido fundada com nome de Nossa Senhora das Neves, em 5 de agosto de l585, e em 1600, em homenagem ao Rei Filipe que reinava sobre Portugal e Espanha foi chamada de Filipéia e depois em 1635, sob o domínio holandês de Frederikstad, e após ser retomada pelos portugueses e brasileiros volta a ser Nossa Senhora das Neves em 1655, passando, em 1817 a Cidade da Parahyba, o dramaturgo, romancista e poeta defensor da cultura nordestina e autor do “Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”, “A Caseira e a Catarina”, “O santo e a porca”, “As conchambranças de Quaderna”, Ariano Suassuna.



Bah Che! E eu pensava que ninguém era mais velho que o Suassuna.

Nossa!



Também é bom lembrar que o Estado era chamado de Parahyba, que pela reforma ortográfica de 1943 passou a ser Paraíba, sem o H, diferentemente de Bahia que consegui permanecer com a letrinha maravilhosa, que só muda alguma coisa depois do C, L e N.

E é neste ano fundada a primeira empresa aérea do Brasil, na minha República do Rio Grande do Sul. a Varig, mas eu acho que Tia Maria nunca andou de avião, mas estou pensando em levá-la para dar uns saltos de paraquedas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário