Seguidores

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Batalha de Stalingrado



1942


                        Moscou
Nesse ano inicia-se a grande virada na Segunda Guerra Mundial, Moscou estava salva enquanto o Exército Vermelho, que segurara até a última casa na cidade de Stalingrado, lançará a maior ofensiva de blindados da história, atacando as forças que auxiliavam a Alemanha, que estavam nos flancos e cercando com um movimento de pinças o 6º Exército alemão, numa das maiores derrotas sofridas pela Wermacht.


                                Stalingrado

O Marechal de Campo Friederich von Paulus será o primeiro Marechal alemão a ser capturado e preso,(jan/43) era o começo do fim do III Reich.

                                         Friederich von Paulus, preso.

Como loucos, catapultados pelo desejo de vingança, os soldados do Exército Soviético, com forte reforço chegado da Sibéria destroçará o Exército Alemão e as Tropas da SS, onde centenas de milhares de alemães serão mortos ou presos e internados em campos para prisioneiros na longínqua Sibéria.
     Vitória! - Soldados Russas indo novamente para a frente de Batalha.

As perdas em Stalingrado serão absurdamente grandes, onde serão mortos entre civis e militares soviéticos, mais de um milhão de pessoas, já os alemães terão 750 mil mortos, feridos e desaparecidos e 91 mil presos.

 Soldados alemães, italianos, romenos e outros indo para a Sibéria.

O vasto horizonte soviético estava novamente, como uma imensa campânula de cristal se abrindo as luzes da vitória, e as sombras nefastas carregadas pela Alemanha Nazista começavam a ser extintas.

                           Stalingrado, até o último homem.

E na taverna aquecida pela vodka e pela música cigana, as chamas da lareira delineariam novamente em fogo o papel bizantino da menina russa, menina em flor e o Exército Vermelho marcharia resoluto até alcançar a vitória final, embalados pelas cordas primitivas da balalaica, em ritmo crescente a medida em que se inflamariam todos os corações soviéticos e ninguém ficaria imóvel diante de tal e covarde agressão.

                               Stalingrado, a virada.

Enquanto isso Tia Maria, na sua cidade de Pelotas vibrava, pois vislumbrava o fim daquela maldita guerra feita pela Alemanha.

                            Hoje, Volgogrado, antiga Stalingrado.


2 comentários:

  1. O inferno russo temperaturas extremas foi o fator predominante para derrota dos alemães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo RM, não tenho acessado este blog, pois com a morte prematura (kkk) de dia Maria aos 98 anos deixei-o, porém ao encontrar teu comentário, mesmo que não o leias fica aqui, quase como desculpas, uma resposta ao prezado. O inverno russo foi rigoroso para os dois lados, os mais fortes venceram. Sei que há uma certa aversão plantada pela mídia em desfazer os heroicos russos, mas a eles agradeço terem livrado o mundo do Nazismo, pois se não houvesse a frente oriental, americano algum desembarcaria na Europa. pelo menos naquele ano. Lembre-se que enquanto algumas centenas de milhares de aliados morreram no embate contra os alemães, milhões de soviéticos tiveram suas vidas ceifadas, milhares de cidades e aldeia n vasta URSS foram destruídas, milhões de civis foram brutalmente mortos pelos nazistas. Enquanto viver darei graças ao soviéticos que nos livraram desse mal chamado fascismo. Um grande abraço.

      Excluir