Seguidores

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Sputnik



1957  

Em plena Guerra Fria, no dia 4 de outubro desse ano o mundo se quedou paralisado, atônito, pois pela primeira vez na história da humanidade um país lançava para o espaço exterior um artefato construído pelo próprio homem.

Diziam aqueles que tinham suas mentes embotadas por fábulas religiosas que jamais se conseguiria entrar nos domínio de deus, mas neste dia para surpresa de todos a União da Repúblicas Socialista Soviéticas lançou da sua base no Cazaquistão, uma das repúblicas que compunham a União Soviética, Base de Baikonur, o primeiro satélite artificial, primeiro da série de satélites do programa Sputnik, navegou triunfante pelo espaço.


 O Sputnik 1, uma esfera de 58,5 cm que pesava 83,6 quilos, foi lançado pelo foguete de propulsão também assim chamado que tinha 19 metros de altura e pesava 137 toneladas, 10,835 toneladas sem combustível que era o oxigênio líquido e querosene.

Assim como todos os habitante deste planeta, também Tia Maria ficou emocionada, surpresa e admirada com o feito soviético, que iniciava assim a corrida espacial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário